Produtores podem apresentar sugestões à nova resolução sobre trânsito de máquinas agrícolas
 
publicado em: 10/04/2024
 

Está aberto até dia 20 deste mês de abril, o prazo para que produtores rurais apresentem suas sugestões e propostas para uma Minuta de Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que estabelece as regras para o trânsito de máquinas em vias públicas. O assunto foi pauta de reunião ordinária do Núcleo Regional de Sindicatos Rurais do Oeste do Paraná (Nurespop), realizada nesta quarta-feira (10/04), na sede do Sindicato Rural de Toledo.

Participaram presencialmente da reunião os presidentes de sindicatos rurais integrantes do Núcleo e, de modo on-line, o deputado federal Sérgio Souza. O tema é de grande relevância para produtores rurais, pois a cada período de safra realizam a movimentação de tratores, plantadeiras e colhedoras entre propriedades vizinhas e que são cortadas por estradas municipais, estaduais ou federais.

A minuta da resolução está no site do Governo Federal que você pode acessar clicando aqui. Para cada parágrafo do documento, o produtor rural pode escrever sua sugestão visando adequar o texto às suas necessidades.

Entre os dispositivos do documento, um dos itens com maior número de sugestões é sobre o horário de circulação do maquinário. O documento estabelece somente “do amanhecer ao pôr do sol”. Uma das sugestões considera que não pode ser limitado o horário de circulação, tendo em vista que muitas atividades do campo ocorrem no igualmente no período noturno.

Na minuta também está proposta a distância de 10 quilômetros como trajeto máximo de circulação do maquinário. Alguns produtores já sugeriram que essa distância seja de 20 quilômetros. Além disso, o texto contempla a necessidade de um veículo, que acompanhe o maquinário, com uma sinalização de advertência aos motoristas, com a inscrição “Trator adiante”.

Em julho do ano passado, o Sindicato Rural de Toledo já promoveu uma reunião com a Polícia Rodoviária Federal (clique aqui) e outra reunião com Polícia Militar de Toledo, Polícia Rodoviária Estadual e Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (clique aqui). As reuniões foram realizadas no auditório principal do Sindicato, que esteve lotado, onde foi tratado este assunto e dada oportunidade para os produtores rurais apresentarem suas demandas.