O Sindicato Rural de Toledo, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR) e Biopark Educação estreitam vínculos com o objetivo de fortalecer e qualificar a pecuária leiteira, reforçando as ações voltadas ao produtor rural. Reunião nesta quarta-feira (22) entre as entidades alinhou algumas estratégias de ação, visando um trabalho conjunto para proporcionar rentabilidade nos estabelecimentos rurais.
No encontro, o presidente do Sindicato Rural, Nelson Gafuri, salientou que o objetivo da entidade é oferecer condições adequadas para que o agronegócio de Toledo prospere em todas as áreas e a pecuária leiteira é uma delas. Somente o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) do item “leite” em 2021, calculado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), passou de R$ 130,5 milhões. Bezerras, novilhas, vacas para corte e cria superam R$ 44,3 milhões nas contas do VBP. “Parceria são sempre bem-vindas para que possamos estimular ainda mais investimentos no campo”, considera Gafuri. “Vamos somar forças nesse propósito”, completa Carolina Trombini, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Biopark, que esteve acompanhada na reunião com o analista comercial, Marcelo Carvalho Lascoski.
O Biopark Educação aproveitará a o rol de cursos e treinamentos que o Senar-PR dispõe, assim como o próprio Serviço de Aprendizagem Rural se mantém aberto para o atendimento de novas demandas que poderão surgir como necessidade aos produtores rurais.
O supervisor da regional do Senar-PR, Francisco Pelição, apresentou detalhes do primeiro treinamento em parceria com o Biopark Educação para produtores que será oferecido em abril: “Boas Práticas na Propriedade Leiteira”. Produtores interessados já podem fazer contato com o Sindicato Rural de Toledo para se inscrever. O encontro de sensibilização em que serão repassados os detalhes do cronograma de atividades está agendado para o dia 17 de abril. A instrutora que conduzirá esse trabalho é a médica veterinária Keli Libardi Ramella. A parceria prevê encontros quinzenais com os produtores inscritos e visitas às propriedades rurais até o mês de novembro, contemplando acompanhamento das atividades propostas e avaliação dos resultados.
Ao final do encontro, foi realizada uma visita às instalações do Sindicato Rural de Toledo, ocasião em que conheceram um dos ambientes com mais uma etapa do curso Mulher Atual.