O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR) apresentou os cursos programados para este ano de 2023, durante o Estadual de Gestores e Mobilizadores, promovido pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná, em Curitiba. Os cursos são mobilizados em parceria com os sindicatos rurais visando a qualificação dos produtores rurais e trabalhadores do campo.
De acordo com a mobilizadora do Senar-PR no Sindicato Rural de Toledo, Bruna Dal Puppo, foram apresentados durante o evento vários cursos para todo o atendimento a demandas dos produtores em nível de Estado, dentre os quais: Operação e regulagem de semeadoras mecânicas (plantadeiras), Regulagem de colhedora de forragem (ensiladeira), Regulagem de máquinas para produção de feno e pré-secado, Norma Regulamentadora nº 33 – equipe de emergência e salvamento em espaços confinados, Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas. Além destes, também fazem parte da oferta de cursos do Senar: Manejo Integrado de Doenças (MID) para morangueiros, básico de Maracujazeiro Azedo, e técnicas e princípios de Sistemas Agroflorestais.
Serão lançados também treinamentos voltados para a avicultura, um setor que exige constante aperfeiçoamento, contemplando: Manejo de frangos de corte, Elétrica e automação para aviários, Manutenção básica de equipamentos de aviário.
Atento à necessidade de atualização das propriedades rurais, o Senar vai lançar os cursos de Agricultura de Precisão (plantio, adubação, pulverização e colheita), Operação e manutenção de empilhadeiras, e Índices Zootécnicos.
Com base nessas informações, os produtores rurais já podem entrar em contato com o Sindicato Rural de Toledo e se programar para a busca de novos conhecimentos nestas áreas específicas de atuação na propriedade rural.