Nas funções de representar os produtores rurais e promover o fortalecimento das atividades agropecuárias, dirigentes do agronegócio de Toledo participaram de uma reunião em Curitiba, realizada nesta terça-feira (4), na Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep). O encontro teve por objetivo atualizar os produtores que integram as Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs) acerca dos resultados alcançados em seis anos da Lei de Integração, ao mesmo tempo em que novas informações apresentadas na reunião geram perspectivas futuras de atuação de seus integrantes.
A delegação de Toledo, com 12 membros de Cadecs, contou com a participação do Sindicato Rural de Toledo, Associação dos Avicultores do Oeste do Paraná (Aaviopar) e Associação Regional dos Suinocultores do Oeste do Paraná (Assuinoeste).
“Nesses seis anos de atuação, temos uma avaliação positiva e melhor ainda são as perspectivas futuras. Muito foi conquistado pelos produtores. Acompanhamos os cases dos grupos de Cadecs que tiveram sucesso nas negociações com as agroindústrias. Esse é o único caminho para unir forças e equilibrar esses contratos de parceria. Consideramos o evento muito importante”, comenta o presidente da Aavioppar e vice-presidente do Sindicato Rural de Toledo, Edenilson Copini. Ele acrescenta que a Faep poderá oferecer treinamentos atualizados aos integrantes das Cadecs sobre negociações e registros oficiais das comissões em encontros nos Sindicatos Rurais. “Incentivadas pelo Sindicato Rural e Faep, as Cadecs têm respaldo para tornar mais justo e equilibrado esse poder de negociação, sendo subsidiadas com planilhas que atualizam as fórmulas dos contratos. Com isso, temos suporte para as negociações entre integrados e empresas. Saímos da reunião motivados pelo apoio da Faep”, salienta.
A Cadec é um instrumento de negociação instituído por lei para equilibrar as relações entre produtores integrados e empresas integradoras nas diversas atividades pecuárias. Na Região Oeste, os ramos pecuários com maior atuação são avicultura e suinocultura.
Não é de hoje que o Sindicato Rural e a Faep oferecem o apoio necessário para o fortalecimento destas Comissões. Em vários momentos, técnicos trouxeram capacitações e assessorias aos produtores para que pudessem crescer no conhecimento sobre a estruturação da Cadec e seus meios adequados para o estabelecimento de negociações diversas com as empresas, visando melhores condições de remuneração das suas atividades.
O início dos trabalhos das Cadecs ocorreu em 2016, quando entrou em vigor a chamada Lei da Integração (Lei 13.288). Em cada reunião, são debatidos custos de produção e remuneração da atividade. Na avicultura, por exemplo, geralmente entra em discussão a remuneração dos intervalos de alojamentos e impactos sanitários nos custos de produção.
Fotos: Fernando/Assessoria de Imprensa da Faep