Em meio à produção de grãos e de proteína animal, Toledo vê novos empreendimentos que “brotam” neste solo fértil de prosperidade. A diversificação, que sempre teve espaço, tem acentuado seu ritmo a partir da convergência de alguns fatores, dentre eles o espírito empreendedor nato do produtor rural e a oferta de capacitações e treinamentos voltados aos negócios.
Uma visita técnica a três propriedades rurais, organizada pela Comissão de Mulheres do Sindicato Rural Patronal de Toledo, contribuiu para conduzir esse olhar de produtoras rurais a novas atividades. A iniciativa teve por objetivo fazer com que mais mulheres do campo se inspirem em boas experiências e, quem sabe, se motivem a empreender.
No roteiro, algumas atividades já são tradicionais, mas outras estão surgindo. O grupo de 45 mulheres conheceu a produção de copos-de-leite, da produtora Evandra Rupolo Benetti, em Linha São Miguel. Na recepção local, as participantes conheceram os principais desafios da produtora que iniciou a atividade há 20 anos. Ela contou como a venda de copos-de-leite fluiu ao longo do período e hoje é mais uma fonte de receita da propriedade.
Evandra detalhou às interessadas como acontece o cultivo e manejo, o investimento que foi realizado, e até revelou um balanço de produção anual. Ela ainda comentou que a resposta do mercado consumidor nesse período é tão positiva que os clientes formam lista de espera.
Na propriedade de Rosilene Welter, na região de Bom Princípio do Oeste, o investimento acontece na produção de lavanda e extração de óleo. Na acolhida ao grupo organizado pela Comissão de Mulheres do Sindicato Rural Patronal de Toledo, Rosilene falou da propriedade rural como tradição familiar e os potenciais que identificou para novos negócios. Atualmente ela vende óleos essenciais, hidrolatos, incenso, velas e sabonetes com o agradável perfume da lavanda, além de artesanato e mel. Novos investimentos estão no seu planejamento, dentre eles, a construção de um espaço voltado para a alimentação.
Rosilene Welter participou do curso de Turismo Rural – Gestão e Legislação ofertado pela parceria do Sindicato Rural de Toledo e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR). “O curso foi imprescindível. Abriu os horizontes e norteou o que precisava cuidar no empreendimento para receber os turistas”, destaca.
A conclusão da visita técnica ocorreu no Sítio Refúgio na Mata, da produtora rural Josi Borelli. Localizado na região de São Roque do Lopeí, na divisa de Cascavel com Toledo, o espaço tem quatro anos de atividades. Ela partilhou com o grupo como foi idealizada essa proposta de turismo rural na propriedade, que conta com ampla área verde e é agraciada pela proximidade com o rio. O ambiente é acolhedor e oferece área para o chamado day use, voltado a quem deseja passar alguns momentos mais próximos da família em meio à natureza. Tem área para trilha pedestre e ainda oferta, por agendamento, a experiência de degustar os produtos coloniais que despertam as “memórias afetivas” das famílias. Josi também tem participado de cursos e treinamentos oferecidos pelo Sindicato Rural e Senar.
A Comissão de Mulheres tem por finalidade reunir as produtoras rurais para que sejam atuantes e protagonistas no agronegócio paranaense. Periodicamente, acontecem encontros para troca de experiências e planejamento das atividades, dentre as quais participação e/ou organização de eventos por iniciativa própria ou em conjunto com o Sindicato Rural Patronal.