Produtores rurais de Toledo poderão ampliar negócios e vender para todo o País
 
publicado em: 30/08/2024
 

Os produtores rurais de Toledo poderão ampliar seus negócios e vender para todo o País. A agroindústria local acaba de conquistar essa possibilidade a partir da integração do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa). Com isso, o queijo, doce de leite, a bolacha caseira, entre outros produtos poderão ser vendidos em mercados diferenciados. O Sindicato Rural de Toledo parabeniza aos produtores rurais que investem na transformação de sua produção, conscientes de que podem contar com os treinamentos oferecidos em parceria com o Senar-PR para fortalecer seus negócios.

A abertura desse mercado acontece pela publicação da Portaria SDA/MAPA nº 1.164/2024. Com o documento, fica reconhecida a equivalência dos serviços de inspeção de Toledo e Federal. Conforme sua capacidade de produção, o produtor pode sair das limitações de vendas do mercado consumidor local de 158 mil habitantes para mais de 11 milhões de pessoas no Paraná e escalar para o Brasil.

Contudo, para isso ser possível, é necessário que a agroindústria passe pelo processo de inspeção e certificação, o que exige adequação de estruturas, processo produtivo, autocontrole de produção, entre outros itens que são fiscalizados pelo município que conta com legislação própria.

“O Serviço de Inspeção é compreendido como um espaço para dar vazão e melhorar o ambiente de negócios e fortalecer a produção”, destaca o secretário municipal de Agronegócio, Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Diego Bonaldo. Desde 2021, o município de Toledo faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) e do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF). Atualmente, são oito estabelecimentos da agroindústria de Toledo certificados com SUSAF, sendo mais recente neste dia 30 de agosto para a Queijaria Vila Belli, da Linha Tapuí.

A Portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento coloca hoje o trabalho do Serviço de Inspeção Municipal equivalente ao Serviço de Inspeção Federal.