A arte da produção de pães é milenar. Mas as técnicas de fermentação e os formatos surgiram com o passar dos tempos, caracterizando diferentes culturas. Com tudo isso que ocorreu, foram geradas receitas maravilhosas e que são aprimoradas a cada momento.
Esta é uma área de conhecimento que agrega muito à alimentação dos consumidores. Basta observar a variedade de panificados que são encontrados atualmente nos supermercados e padarias das cidades. Do famoso pão francês ao pão de fermentação natural, que está sendo redescoberto, todos eles têm público consumidor.
Como forma de contribuir com esse processo de produção artesanal, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR) e o Sindicato Rural de Toledo oferecem todos os anos as vagas em cursos voltados a este segmento da panificação.
Na mais recente turma, os participantes descobriram algumas técnicas de preparo conduzidas pelo instrutor Sérgio Kazuo Kawakami. Ele apresentou as atenções e cuidados com a higiene na manipulação de alimentos, fermentação, qualidade da água, entre outros, no espaço da cozinha do Sindicato Rural de Toledo. Por sinal, uma moderna e bem equipada estrutura capaz de oferecer as diferentes possibilidades de aprimoramento das técnicas de produção de alimentos e desenvolver receitas de dar água na boca.
A produção artesanal de alimentos é um dos cursos ofertados anualmente pelo Sindicato Rural de Toledo e Senar-PR. Este rol de cursos e treinamentos tem por finalidade a qualificação e capacitação dos participantes. Muitas vezes eles começam em áreas específicas e depois ampliam as possibilidades em programas de empreendedorismo, os quais despertam para iniciativas da produção primária ou mesmo para a agroindústria familiar.
Para você que tem interesse em participar das próximas turmas, acesse www.ruraltoledo.com.br e confira a agenda. Aproveite e faça sua pré-inscrição.