O Sindicato Rural de Toledo reuniu seus associados para um momento de confraternização na Festa Junina que celebrou São João, Santo Antônio e de São Pedro e São Paulo. Os festejos transcorreram no último dia 27 de junho, logo após a assembleia geral ordinária da entidade. A festança enalteceu a unidade dos associados, a alegria da confraternização e os alimentos que são oriundos das atividades agrícolas e pecuárias.
Muitas vezes, as pessoas participam das comemorações juninas – que se estendem ainda neste mês de julho – sem se darem conta dos alimentos que são consumidos e que têm origem no campo. São os casos da canjica e do leite, do quentão que é feito com suco ou vinho tinto, cravo, canela e gengibre, e da paçoquinha e pé-de-moleque feitos com amendoim, além do pastel – massa de trigo e carne bovina, entre outros quitutes saboreados com mais frequência nesta época do ano.
O Arraial começou com o acendimento da fogueira, momento conduzido pelo presidente do Sindicato Rural de Toledo, Nelson Gafuri. O brilho da fogueira atraiu os associados que registraram a ocasião em fotos.
Enquanto a fogueira esteve acesa, os associados e colaboradores do Sindicato se divertiram com as danças populares. A festança seguiu com apresentação de integrantes da Comissão de Mulheres que, por sinal, prepararam brincadeiras para as crianças e adultos que participaram da festança no Arraial realizada no pátio da entidade.
Fotos: Bruna Briccius / Paulo Weber Junior