O presidente do Sindicato Rural de Toledo, Nelson Gafuri, assinou o termo de adesão ao Projeto Sindicato Protagonista, lançado pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), sob coordenação da Comissão Estadual de Mulheres (CEMF). O projeto tem por finalidade promover maior interação da estrutura sindical junto aos produtores rurais, associados e sociedade em geral.
No caso particular de Toledo, o Sindicato Rural Patronal tem se destacado há 57 anos por meio de suas ações e serviços em parceria com produtores rurais, na oferta de cursos, treinamentos e capacitações que despertam novas possibilidades de negócios e contribuem com níveis elevados de produtividades alcançadas pelas propriedades rurais. Assim como o Sindicato Rural de Toledo está presente em Conselhos Municipais de amplo debate, casos dos Conselhos de Desenvolvimento Econômico (Codet), de Meio Ambiente, do Trabalho, entre outros.
A proposta de adesão ao Projeto Sindicato Protagonista foi apresentada pela coordenadora da Comissão de Mulheres do Sindicato Rural de Toledo, Gládis Knebel Schneider. Ela salientou a importância do Projeto lançado pelo Sistema Faep/Senar-PR, especialmente para entidades representativas dos produtores que ainda são pouco conhecidas e respeitadas em nível de Estado. Destacou ainda o desejo de que o Projeto contribua para que mais mulheres e jovens façam parte do quadro social e diretoria dos Sindicatos. No caso específico de Toledo, ela acredita que o posicionamento do Sindicato Rural está em nível avançado devido ao histórico da entidade de bons serviços prestados aos associados, bem como pelo quadro qualificado de diretores e colaboradores da entidade.
Ao assinar o termo de adesão perante demais membros da diretoria e da Comissão de Mulheres, o presidente do Sindicato Rural, Nelson Gafuri, manifestou suas expectativas com o Projeto. “É muito bem-vinda essa proposta porque incentiva a participação das mulheres no Sindicato, que já melhorou, mas pode ser maior. E isso fortalece toda a classe de produtores rurais. As mulheres têm espaço e um potencial a ser aproveitado em importantes debates que vivenciamos no dia a dia”, destacou. Gafuri pediu ainda disposição dos envolvidos “porque tem muito serviço”, citando algumas possibilidades como a mobilização das comunidades do interior e visibilidade positiva do agro nas escolas. “Vamos superar os desafios se trabalharmos juntos”, completou.
Pela proposta, será aberto um período para a elaboração de um plano de ação conjunto entre o Sindicato e a Comissão, o que inclui participação e promoção em eventos de representação dos produtores. Ao final, os sindicatos de todo o Paraná, que aderiram ao Projeto, passarão por avaliação das ações propostas e realizadas, recebendo para tanto um selo de reconhecimento em maio do ano que vem.