Falta de conectividade no campo gera PREOCUPAÇÕES sobre funcionamento pleno da Nota Fiscal Eletrônica
 
publicado em: 10/04/2024
 

A partir do dia 1º de maio, o produtor rural deverá emitir as notas fiscais por meio de sistema eletrônico. A exigência vem sendo contestada diante da falta de conectividade que sofre o campo, pois a cobertura das operadoras ainda é deficitária.

O Sindicato Rural de Toledo vem promovendo treinamentos a respeito da emissão do documento. O Sistema Faep/Senar-PR até oferece um curso virtual sobre o assunto (clique aqui e saiba os detalhes).

Em reunião do Núcleo Regional de Sindicatos Rurais do Oeste do Paraná, realizada em Toledo, os participantes consideraram a necessidade dos produtores se utilizarem deste recurso eletrônico para emissão das notas fiscais, mas temem que as exigências impostas não acompanham a realidade da oferta disponível de conexão dos sistemas.

Durante o Inovameat 2024 (1º a 3/04, no Centro de Eventos Ismael Sperafico), um painel tratou do assunto em que foi apresentado um mapa de cobertura da telefonia celular móvel com rede de dados no município de Toledo. O mapa indicou ausência de sinal em mais de 40% do território, considerando metodologia apresentada.