Mercado financeiro oferece soluções para evitar perdas na comercialização da produção
 
publicado em: 06/06/2022
 

O agricultor de Toledo e região conhece muito bem os meios adequados para garantir altos níveis de produtividade em diferentes atividades que desenvolve na propriedade rural. Mas ele precisa melhorar nos aspectos ligados à comercialização.

Entretanto, na agricultura moderna é preciso conhecer e saber lidar com os elementos disponíveis de mercado para determinar a melhor estratégia de ação e evitar perdas.

O Sindicato Rural de Toledo está atento em oferecer conhecimento adequado nas diferentes áreas de negócios que envolvem a produção rural.

Recentemente, o consultor Nelson Malacrida, da SVN Investimentos, apresentou algumas soluções disponíveis para evitar perdas com oscilações nos preços de soja e milho, por exemplo. O assunto merece muita atenção, pois o mercado financeiro se apresenta como uma ferramenta para levar ao produtor algumas alternativas de proteção contra a desvalorização de preço. “Como ele está exposto – sua atividade é uma ‘indústria a céu aberto’, como costumamos dizer – sofre alguns riscos de mercado que é a oscilação de preço no seu milho ou soja produzidos. Se realmente, quando ele colheu para sua entrega houver uma queda de preço ele terá um financeiro menor referente à sua safra. Hoje existem diversas ferramentas do mercado financeiro para levar proteção e afastar esse risco. Já num cenário melhor, de alta, se o preço do milho, por exemplo, continuar subindo ele acompanha toda essa valorização e recebe mais pela entrega do seu produto na data combinada”, informa.

Este é um dos eventos formativos oportunizados pelo Sindicato Rural. O objetivo é que o agricultor tenha acesso às possibilidades existentes visando evitar perdas com a sua produção.