O Sindicato Rural de Toledo participa da cerimônia em que é celebrado o 1º ano da certificação do Paraná como área livre de febre aftosa sem vacinação. A entidade é representada pelo vice-presidente, Edenilson Coppini, e pelo membro titular na Comissão Técnica de Suinocultura/Faep, Elói Fávero.
A presença da entidade representativa dos produtores rurais de Toledo no evento denota todo comprometimento dos pecuaristas com as etapas das campanhas de vacinação realizadas, bem como suas contribuições financeiras para a formação do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Paraná (Fundepec).
Toledo e cidades da região desenvolvem uma produção pecuária de alto padrão. Seus principais elementos são a força de trabalho do produtor rural, sua busca incansável por conhecimento técnico, aprimoramento das áreas destinadas à atividade, granjas e demais instalações, investimentos em genética e sanidade animal, entre outros fatores que convergem para uma pecuária de nível elevado.
As perspectivas anunciadas pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) dão conta de que este status sanitário levará a pecuária paranaense a acessar mercados que remuneram melhor a produção. Os esforços foram realizados, inclusive pelos produtores, e agora é aguardar para realmente se comprovar essa perspectiva.
Além da comemoração do 1º ano do Paraná como área livre de febre aftosa sem vacinação, Coppini e Fávero, representando o Sindicato Rural de Toledo prestigiam os 10 anos da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e o reconhecimento do Estado como área livre da Peste Suína Clássica independente.