Foto: Gilliard Pereira
Em continuidade aos esforços para oferecer conhecimento aos produtores rurais a respeito dos temas atuais que compreendem o fisco, o Sindicato Rural de Toledo recebeu uma nova turma de interessados em conhecer os procedimentos da Nota Fiscal Fácil (NFF). A nota fiscal eletrônica ainda gera muitas dúvidas quanto ao preenchimento e, por isso, o assunto está sempre em pauta.
O treinamento foi conduzido pelos técnicos do Departamento de Receita, da Secretaria Municipal de Fazenda, Fábio Luis Forcelini e Djoni Deneka Henz, e foi realizado no auditório do Sindicato. O público era formado por produtores rurais, dentre eles cooperados da Primato que atuam no sistema de parceria de produção com agroindústria. Assim, eles aproveitaram o momento para esclarecer dúvidas quanto à emissão do documento, possibilidades de cancelamento e/ou retificações, emissão off-line (sem conexão com internet), entre outras situações.
Por sua vez, os técnicos também explicaram algumas situações pontuais, como por exemplo, os Código de Operação Fiscal, inclusão de produtos e demais temas. “Esse encontro foi bem interessante e o pessoal saiu daqui bastante satisfeito”, afirma Fábio Forcelini.
Fábio acrescentou que ainda nesta semana haverá um novo treinamento para mais um grupo de produtores. A expectativa é de que, na medida em que se conheça o funcionamento do sistema, o produtor faça a migração do papel formulário para a nota fiscal eletrônica com mais facilidade e sem receio.