Sindicato Rural de Toledo participa de reunião sobre Nova Ferroeste
 
publicado em: 31/01/2024
 

O Sindicato Rural de Toledo, por meio de seu vice-presidente, Edenilson Copini, acompanhou a reunião de atualização do projeto da Nova Ferroeste, realizada no Centro de Eventos Ismael Sperafico. Nesta reunião, foram apresentados números para demonstrar a viabilidade de um Terminal Multimodal que pode ser instalado em Toledo.

Luiz Henrique Fagundes, coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Juliano Rodrigues, Assessor Jurídico do projeto, e Mateus Ramos, Assessor da Casa Civil do Governo do Paraná, informaram que a região de Toledo tem grande potencial para a instalação do terminal pelas características de originação de cargas. “Já identificamos, por estudos, esse grande potencial de Toledo que já tem um valor bruto de produção – da porteira para dentro – em torno de R$ 4,3 bilhões. Se levamos em conta toda a área de influência de Toledo nos municípios no raio deste pátio multimodal, esse valor vai para R$ 20 bilhões. O modelo que vejo que é muito interessante de implantar é um grande distrito agroindustrial”, afirmou Ramos.

Na defesa desta ideia, ele mencionou o Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA), no Estado de Goiás onde foram dimensionadas áreas industriais com terminais para transbordo. “No entrono foram parceladas áreas com atendimento ao terminal, via aéreo por correia ou ramal ferroviário. São mais de 150 indústrias no entorno deste distrito agroindustrial. As empresas ali se instalaram pela questão logística e por ser um porto seco, com todos os órgãos federais de fiscalização e acompanhamento, bancos, operadores de transporte multimodal. Por isso é importante Toledo pensar um projeto grande porque o crescimento futuro é exponencial da nossa região”, acrescentou o assessor da Casa Civil.

Ramos entende que a estruturação de um grande terminal, com áreas disponíveis para indústrias, logística eficiente, desembaraço de carga, com trilhos ligando ao Porto de Paranaguá oferecem condições para investidores num futuro polo agroindustrial de Toledo. “Entendo que Toledo é a hora, o momento, o local e a razão. Essa ferrovia vai acontecer. Não é utopia. O terminal é no eixo. O eixo passa em Toledo. Temos uma área prospectada. Empresas já visitaram alguns locais interessantes”, afirmou Ramos.

Para os produtores rurais, a instalação de um Terminal Multimodal gera expectativa quanto às possibilidades de redução do custo de frete nas compras de insumos e demais produtos ou equipamentos necessários para a agricultura e pecuária.

O contrato da Nova Ferroeste que será levado a leilão prevê a cessão onerosa de cinco contratos, sendo um de concessão (vigente desde a década de 1980) e quatro de autorização (obtidos em 2021) que completam o traçado previsto para a estrada de ferro. A intenção é colocar a ferrovia em leilão na Bolsa de Valores do Brasil, com sede em São Paulo, em 2025. O edital tem como cláusula obrigatória o início da operação entre Cascavel e Paranaguá sete anos após a assinatura do contrato.