Sindicato Rural de Toledo participa de reunião sobre conflitos possessórios em Guaíra
 
publicado em: 17/01/2024
 

O Sindicato Rural de Toledo, por meio de seu presidente Nelson Gafuri, e vice-presidente Edenilson Copini, participa na tarde desta quarta-feira (17), de reunião em Guaíra em que se debatem os conflitos possessórios de área rural naquele município. Como todos sabem, desde dezembro do ano passado, uma área foi invadida por supostos indígenas e de lá para cá o clima tenso se instalou na região. A reunião conta com a presença do secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira.

Diante da situação, Prefeitura, Sindicato Rural, Associação Comercial e Empresarial (Aciag) e demais entidades de Guaíra estão mobilizadas na busca de estratégias de ação para uma solução pacífica a esta crise instalada. Os empresários guairenses receberam sugestão da sua entidade representativa para participarem da reunião.

Recentemente, o Congresso Nacional promulgou um complemento da lei do Marco Temporal para demarcação de terras indígenas que agora só admitem demarcação daquelas que já estavam ocupadas ou eram disputadas pelos povos originários até a data de promulgação da Constituição Federal, o que ocorreu em 5 de outubro de 1988.

Porém, no começo deste ano de 2024, novas decisões no âmbito do Judiciário estão sendo interpretadas como geradoras de um clima de insegurança jurídica sobre a propriedade privada. Neste contexto, a situação registrada em Guaíra deixa a população bastante apreensiva.