Nos pronunciamentos durante a cerimônia de entrega da Carta Constitutiva, a diretora do Fórum da Comarca de Toledo, juíza Luciana Lopes do Amaral Beal, foi enfática ao destacar o pioneirismo do Município que se mobilizou pela criação do primeiro Conseg Rural do Paraná. “É Toledo sendo pioneiro em boas ações. Aqui faço questão de reconhecer a sensibilidade do Sindicato Rural de Toledo que ouviu a demanda dos produtores e levou às forças de segurança. Foi um diálogo que trouxe todos a esta cerimônia”, reconheceu. O Auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura de Toledo, esteve com lotação praticamente completa.
A deferência da magistrada ao Sindicato Rural Patronal é recebida com muita satisfação e respeito, tendo em vista que a juíza Luciana demonstra ao longo de sua carreira o apoio irrestrito à participação da sociedade nos debates sobre segurança pública. Ela incentivou por muitos anos o envolvimento das pessoas no Conselho da Comunidade e trabalhou intensamente pela instalação da Apac no Município.
“Nós que somos defensores da democracia, olhamos para este Conselho, assim como para os demais, como expressão de participação popular e que vai contribuir para a formação de boas políticas públicas em segurança. E isso é democracia”, ratificou o promotor de Justiça, José Roberto Moreira.
ARTICULAÇÃO PELA SEGURANÇA
O delegado-chefe da 20ª Subdivisão Policial, Alexandre Macorin, revelou estar feliz por ver a sociedade mobilizada no Conseg Rural, sublinhou o sentimento de gratidão ao Sindicato Rural de Toledo por ser parceiro da Polícia Civil e sentenciou: “Se depender das forças policiais vocês vão residir na cidade mais segura do Paraná”. Para tanto, convocou produtores rurais a instalar câmeras de monitoramento nas propriedades e integrá-las ao sistema da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, por meio do Programa Toledo+Seguro. O pedido foi reforçado pelo prefeito, Beto Lunitti. “Este é um setor que merece e nós temos o dever e obrigação de promover ações para dar tranquilidade de vida no campo”, pontuou o prefeito que confirmou os esforços para criar a Patrulha Rural Municipal.
Já o subcomandante do 19º Batalhão da Polícia Militar de Toledo, major Divonsir de Oliveira Santos, salientou o empenho da Patrulha Rural da PM que se destaca no Paraná pelos cadastros de propriedades para monitoramento e pelas apreensões realizadas nos últimos anos, entre outras operações. Enalteceu ainda o esforço do comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar, capitão Jimmy Cajuhy Carlesso, na mobilização pela criação do Conseg Rural de Toledo.