Integrando as iniciativas de conscientização para a prevenção ao câncer de mama, o Sindicato Rural Patronal de Toledo apoia a Campanha Outubro Rosa. Ela é realizada como forma de estimular as mulheres buscarem o serviço de saúde para a realização dos exames de rotina que são essenciais ao diagnóstico preciso e tratamento adequado.
Como forma de chamar a atenção das produtoras rurais, em especial associadas, o Sindicato Rural “vestiu a camisa” do Outubro Rosa a partir do material institucional distribuído pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Sistema Faep/Senar-PR). Além disso, por iniciativa do Sindicato, está sendo encaminhada mensagem de conscientização como forma de “lembrete” para que a mulher agende o exame e previna-se.
A incidência de câncer de mama ainda é um desafio para a população brasileira, em especial para as mulheres que residem na Região Sul. Dados do Instituto Nacional do Câncer estimam que somente este ano de 2023, serão registrados 74 mil novos casos de cânceres de mama de diferentes tipos. “A distribuição da incidência por Região geográfica mostra que as Regiões Sul e Sudeste concentram cerca de 70% da incidência”, revela o Inca.
Contudo, são vários os exemplos de mulheres que superaram a doença e encontraram apoio em familiares e amigas, bem como em entidades de diferentes finalidades, sejam elas ligadas ao tratamento ou na recuperação emocional. O que elas tiveram em comum? O diagnóstico precoce a partir de exames e do conhecimento do próprio corpo. Por isso, informação é fundamental. Converse com seu médico.