O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR) está sempre de portas abertas para receber as demandas, tanto de produtores rurais quanto das empresas contribuintes ao sistema. Neste sentido, reuniões periódicas, ou quando solicitadas, contribuem no planejamento da oferta de cursos que visam a capacitação da mão de obra do campo.
Recente encontro realizado no Sindicato Rural, reuniu o supervisor regional do Senar-PR, Francisco Pelição, e representantes de empresa integradora com produção na avicultura de corte e na suinocultura.
O Senar-PR oferece uma série de cursos para capacitação e qualificação da mão de obra do campo. “As demandas apresentadas pelas grandes empresas, como a BRF nesta reunião, são demandas regionais, por meio de necessidades que eles encontram. Essas reivindicações são sempre bem-vindas e temos a obrigação, enquanto Senar, nesse atendimento com a oferta dos cursos de qualificação. Essa reunião mostra a importância do trabalho em parceria porque eles identificam uma necessidade, apresentam e nós oferecemos as possibilidades de treinamentos”, comenta o supervisor.
Pelição observa que a integradora atua fortemente nas cadeias produtivas de avicultura e de suinocultura e o Senar-PR tem uma relação de cursos para atender essas áreas. Ele salienta que os cursos vão além da produção e abrangem também o preparo das pessoas envolvidas nos processos de produção, que englobam as técnicas de comunicação interpessoais, métodos operacionais, relacionamento com colaboradores e clientes, entre outros. Conforme agenda, existe a possibilidade de um treinamento ser realizado antes do fim deste ano.
Com uma estrutura moderna, o Senar-PR dispõe do Centro de Treinamento Agropecuário (CTA), localizado em Assis Chateaubriand, que oferece hospedagem e alimentação durante o curso oferecido no local. O espaço recebe grupos de produtores encaminhados pelas integradoras. “Quando se fala em avicultura, cada integradora envia seu grupo. Assim é mais fácil transmitir esse conhecimento, baseado nas suas particularidades de produção e no acompanhamento técnico das empresas”, explica. A reunião entre Senar e BRF também serviu para sinalizar o planejamento de cursos para 2024.
Em Toledo, o Sindicato Rural de Toledo é o elo entre o Senar-PR, produtores rurais e empresas na oferta de cursos e treinamentos que qualificam a mão de obra no campo, visando aprimorar as atividades, mas também despertar novas possibilidades para melhorar a renda na propriedade rural.