Quando é hora de falar sobre sucessão familiar?
 
publicado em: 14/07/2023
 

Herança, regime de bens, doação em vida, proteção patrimonial e preservação de relacionamentos familiares. Esses são assuntos sensíveis para muitas pessoas, mas necessários para o momento adequado de uma boa conversa em família. É com esse objetivo que o Sindicato Rural Patronal de Toledo promove na terça-feira, dia 18, uma palestra sobre o “Direito Sucessório”. O encontro terá início às 19h, no auditório da entidade que representa os empregadores rurais. Para esta palestra estão convidados os advogados Ruan Schwertner e Matheus Limberger, ambos especialistas no assunto.

A proposta do evento é apresentar de forma clara e didática situações práticas que em algum momento da vida será necessário que a família estabeleça um diálogo apropriado. Um dos itens, por exemplo, é o testamento alinhado às expectativas da família. O arcabouço jurídico dispõe de ferramentas específicas que podem ser associadas ao planejamento sucessório, alinhado à confiança daquele núcleo familiar.

De acordo com Schwertner, o planejamento sucessório é um instrumento que evita traumas e possíveis conflitos. “A ideia do planejamento sucessório vai além de preservar o patrimônio, mas alcança a preservação de relacionamentos na empresa familiar. Existem ferramentas para preservar tanto as questões vinculadas aos negócios ou patrimônio da família, mas também levando em consideração os desejos dos patriarcas e dos filhos. O planejamento sucessório não se reduz a transmissão de propriedade, mas de valores, cultura e singularidade da família que vêm dos antepassados. Quando o planejamento é feito de forma antecipada, ele contribui para a preservação do patrimônio, família e relacionamentos”, considera.

Por sinal, esta é a proposta do Programa Herdeiros do Campo, que este ano está na sua segunda turma em formação no Sindicato Rural de Toledo. Por meio de parceria com o Sistema Faep/Senar-PR, os participantes passam pela metodologia preparada para atender a essa finalidade tendo uma abordagem direcionada sobre os temas atinentes à sucessão familiar.

Além disso, o Projeto “EmCampo”, realizado pelo Sindicato Rural de Toledo, apresentou o tema com o advogado Matheus Limberger, em encontro realizado em Novo Sobradinho, apontando a relevância desse diálogo entre os membros da família. Até porque, o melhor momento para tratar de maneira pormenorizada a sucessão familiar é ela mesma quem define, pois somente ela para perceber que todos estão à vontade para essa conversa.