Foto: Freepik.com
A base da produção de soja, milho, trigo, pasto, frutas e dos demais alimentos é o solo. É por isso que se faz necessário conhecer com maior profundidade os assuntos que se relacionam à sua preservação para manutenção deste quadro que tem promovido o desenvolvimento dos negócios na Região Oeste. Pensando nisso, nesta terça-feira, dia 11, o Sindicato Rural de Toledo recebe a doutora em biotecnologia, Glacy Jaqueline da Silva, para uma palestra sobre “Saúde biológica dos solos”. O tema tem sido recorrente entre os especialistas, pesquisadores e autoridades ligadas às ciências do solo. Juntamente com agricultores, estes profissionais estão diante dos desafios da produção com equilíbrio e preservação dos solos.
A palestra, que tem início às 19h, fará uma abordagem sobre a microbiota do solo e análise metagenômica, além das mais recentes informações acerca das análises de solos pela Tecnologia de Bioanálise de Solo (BioAS). Em síntese, trata-se de uma metodologia de análise de solos que incorpora o componente biológico às analises rotineiras encaminhadas pelos produtores rurais aos laboratórios. O que tem de diferente é que ela faz uma avaliação para além das propriedades físico-química do solo. Em conjunto ou separadamente, esta metodologia inclui as questões biológicas por meio da análise de duas enzimas presentes no solo.
Com a palestra, o objetivo principal é promover compreensão no que se refere à sustentabilidade das atividades com o equilíbrio ambiental a partir de um sistema de produção que não apenas retire nutrientes do solo, mas estimule a atividade dos microorganismos que vivem nele. Além disso, o evento pretende demonstrar as contribuições das análises de solos mais detalhadas. Durante o evento, os produtores rurais poderão ampliar o conhecimento em relação à saúde deste componente fundamental para o desenvolvimento das atividades na propriedade rural.
A palestrante, Dra. Glacy, é bióloga formada pela Universidade Paranaense (Unipar), especialista em solos e nutrição de plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (UPS), com mestrado em biotecnologia vegetal pela Universidade Federal de Lavras (MG) e doutorado na mesma área pela Universidade Federal de Pelotas (RS). O acesso ao evento é gratuito.