Sindicato Rural oferece curso inédito de operação de tratores somente para mulheres
 
publicado em: 09/06/2023
 

Treinamento exclusivo ao público feminino começa nesta segunda-feira (12)

 

O Sindicato Rural de Toledo, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR) e Prefeitura promovem na semana de 12 a 16 de junho, o curso de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas. A princípio parece algo da rotina no campo e da própria entidade com a oferta de treinamentos voltados ao agronegócio. Porém, a novidade é que esta turma é voltada exclusivamente ao público feminino.

A mobilizadora do Senar-PR no Sindicato Rural, Bruna Dal Puppo, salienta o entusiasmo do grupo de mulheres que se inscreveram para o evento. “É um curso muito dinâmico e que será de bom aproveitamento para as mulheres. Contamos com a participação inclusive de filha de associados que auxilia seus pais nas atividades diárias da propriedade rural e que tem necessidade do uso de trator”, informa. No total, serão nove participantes, número máximo de vagas oferecidas neste treinamento.

As mulheres receberão conteúdos conforme a Norma Regulamentadora 31.12 que tem ênfase nas questões de segurança no trabalho em máquinas e implementos agrícolas. Serão dois dias de aulas teóricas, seguidas de outros três encontros com atividades práticas, envolvendo três participantes no máximo. O instrutor é o Antonio Carlos Lordani. Os conteúdos abordados vão desde a legislação própria do tema, normas de segurança, primeiros socorros, funcionalidades dos comandos e controles da plataforma do operador da máquina, e incluem a manutenção do trator. O equipamento para uso na prática é um trator de 150 cv disponibilizado por uma concessionária de máquinas agrícolas. É a primeira vez que um treinamento desse porte acontece no pátio da nova sede do Sindicato Rural, na Avenida Ministro Cirne Lima, em Toledo.

O curso é um reforço nas ações de incentivo e de participação das mulheres no agronegócio por meio a oferta de treinamentos que contribuam com a produção agrícola ou pecuária que exigem a operação de tais equipamentos. “O Sindicato Rural e o Senar reconhecem que as mulheres ganham espaço no campo e com destaque nas atividades que realizam, por isso oferece esse conhecimento para aperfeiçoar as atividades do agronegócio”, salienta Bruna.